sexta-feira, abril 07, 2006

Diálogo das Compensadas


Este livro de João Aguiar retrata uma história simples e actual, numa narrativa alternada com o diálogo, um romance do futuro com reminiscências de passado. Trata de uma ordem religiosa - Ordem de Santa Leucádia - que vende placas acelaradoras para computadores. Uma mistura agradável de fragmentos de um livro e narração expressa numa linguagem do português ressuscitado, tal como nos é esclarecido na sua leitura.
A cada passo é feita uma crítica a toda a sociedade, onde os maiores valores são apenas os valores materiais, como o dinheiro, bom emprego, bom carro, boa vida, grandes festas, entre outros materialismos, deixando de lado todos os outros valores como o amor, a partilha e o bom senso. Esta crítica insere uma procura construtiva da preservação da língua portuguesa.
Todo este romance gira em redor de Cláudio "um jovem da geração reality-show e uma abadessa não isenta de segredos", em que todos os valores e aquilo em que o jovem rapaz do séc. XXI acreditava são destruídos ao longo das suas conversas com a religiosa e tudo é posto em causa...